Sobre mim 🌹

Meu nome é Brenda N. L. Bastos. Sou bacharela em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Pará e mestranda em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. Faço animações autorais independentes, sendo o meu maior trabalho atualmente o curta-metragem Apoptosis, obra intencionada para o TCC da faculdade.

Fazer filmes animados, desde a minha infância, têm sido um impulso oculto. Desenhava desde os meus 2 anos dinossauros, animais e personagens - sem destino algum ou objetivo sólido. No entanto, eu sempre soube que faltava mais alguma coisa.

Quando cursei Cinema e Audiovisual na UFPA de 2018 a 2023 pude conhecer e aprender todas as etapas que orbitam a concepção criativa e produção técnica de um filme. Em especial, filmes de animação. Me fascinava de forma irrefreável a possibilidade de inventar universos a partir de uma tela em branco. Pude, então, tornar realidade a ponte entre minha técnica pré-existente em ilustrações/pinturas e o movimento do audiovisual.

O processo foi árduo e complicado, pois meu primeiro filme de animação foi feito, visual e objetivamente, sem equipe. Perpetuei esse processo em meu curta-metragem de TCC "Apoptosis (2023)", de 15 minutos, filme animado de forma solo e independente; musicalmente estruturado com as trilhas de Fraunhofer Diffraction/Eternal November (S. Stanislav), artista russo o qual sou brutalmente fã; e a quem solicitei previamente permissão de uso das trilhas.

Agraciado com cinco prêmios (dois de Belém, um de São Paulo, outro do Rio Grande do Sul e o mais recente de Los Angeles), esse filme me possibilitou compreender a dimensão da variedade de possibilidades de conceber uma obra audiovisual sem, necessariamente, dispor de orçamentos onerosos e/ou equipes numerosas.

Minha jornada no cinema de animação evolui com o mesmo objetivo de Apoptosis, que é explorar e demonstrar distintas formas de produzir filmes de maneiras mais simples e eficazes com tempo e economia - fomentando, assim, um fluxo ainda mais intenso de produção e distribuição do cinema paraense e nacional.

Atualmente, trabalho em meu próximo filme de animação, intitulado "A Dor e o Silêncio do Infinito", obra poética objetivada para o meu atual curso de mestrado em Artes.